Facebook Google+ Youtube LinkedIn Mobile

Sobral de Monte Agraço 




O concelho de Sobral de Monte Agraço localiza-se no distrito de Lisboa, e faz parte da Região Oeste. Estando limitado a sul e a poente por Mafra e Arruda dos Vinhos, a norte por Torres Vedras e a nascente de Alenquer. Composto por três freguesias, Sobral de Monte Agraço, Sapataria e Santo Quintino.

Segundo consta o Documento mais antigo conhece, data de 1 de outubro de 1180, 1224 do calendário romano, sendo uma carta de doação do rei D. Sancho I ao Bispo de Évora, D. Paio, do reguengo do Soveral. Esta doação foi uma forma de recompensar os nobres e a Igreja pelos favores prestados ao rei e incentivo ao povoamento.

A Sé de Évora obteve as bulas papais de confirmação da posso do reguengo de Soveral (mais tarde denominado Sobral de Monte Agraço), que iniciou o desenvolvimento da povoação mais importante, junto à Igreja de São Salvador e dos Paços, erguidos pelos donatários, que atualmente correspondem à zona de Salvador e Cachimbos.

 

Aos Bispos de Évora sucedeu o donatário de Monte Agraço ao Cardeal D. Henrique, 1º Arcebispo de Évora. Esta posse manteve-se nas mãos episcopais de Évora até à fundação do Colégio do Espírito e Universidade, que se sujeitaram à Companhia de Jesus.

Partilhar no Facebook